quinta-feira, 19 de agosto de 2010

‘Guitar hero 5’ mantém fórmula de sucesso e foca em jogadores experientes

Depois que qualquer pessoa pôde montar uma banda virtual, os games musicais se tornaram uma febre mundial. Além do número crescente de vendas, grupos famosos como U2 e Queen afirmaram recentemente que querem fazer parte dos videogames ao lado dos Beatles, que têm um game próprio chamado “The Beatles: rock band”. Enquanto a franquia “Rock band” aposta em títulos temáticos com bandas famosas, a série “Guitar hero”, mantém o olho nos artistas.


Baixatudo: faça o download de “Frets on fire”, similar a “Guitar hero 5”


“Guitar hero 5”, o último game da série, traz pela primeira vez versões digitais de artistas como Kurt Cobain, Santana e Johnny Cash, além de um repertório musical mais eclético, embora ainda com bastante músicas de rock. Em meio a Rolling Stones, Nirvana, Rush, Dire Straits, Iron Maiden e outros, os jogadores podem tocar canções como "Saturday Night’s Alright For Fighting", de Elton John, por exemplo. A trilha sonora e a combinação de músicas agradam.


No modo 'Party play', jogadores poderão entrar a qualquer momento no meio da música. (Foto: Divulgação)

Games musicais como “Guitar hero 5” permitem que até oito pessoas possam montar uma banda para tocar as músicas presentes no título. Utilizando controles que imitam bateria e guitarra, eles devem pressionar os botões correspondentes às cores que aparecem na tela, fazendo que a canção seja reproduzida. Em caso de erro, a música para de tocar.


A banda é composta por bateria, baixo, guitarra em microfone que são adquiridos por meio de um pacote especial do game. Acessórios de versões mais antigas da série e da franquia “Rock band” são compatíveis. Não é possível jogar com os controles “normais” dos consoles.


Game musical é mais difícil do que seus concorrentes. (Foto: Divulgação)



Para ligar o videogame e jogar




Uma das novidades de “Guitar hero 5” é que ele deixa a enrolação de lado. A música começa a ser tocada logo na tela de abertura, com o jogador podendo escolher o instrumento e a dificuldade desejada a qualquer momento. Esse modo é chamado de Party Play e permite também que amigos entrem no meio da partida em qualquer ponto da canção.


Para deixar a festa completa, todas as 85 músicas disponíveis no disco já estão liberadas para tocar – em versões anteriores, era necessário cumprir missões para habilitar a lista completa de canções. É possível fazer uma lista com quantas músicas desejar e montar um show.


Há, no entanto, elementos que precisam ser habilitados como novos cenários e os artistas famosos. Para isso, é preciso jogar o modo “Carreer”, que conta uma pequena história sobre uma banda de rock.


Um novo elemento que aparece no meio da música, chamado de “Band Moments”, faz com que, se todo o grupo não errar nenhuma nota, os pontos sejam multiplicados.


'Guitar hero 5' permite que os fãs possam fazer o papel de músicos famosos como Carlos Santana, na imagem acima. (Foto: Divulgação)



Para gamers experientes

Por mais que “Guitar hero 5” apresente diversos níveis de dificuldade, ele é voltado para quem já têm experiência nos games musicais. Jogadores iniciantes terão problemas de terminar algumas canções no nível “Fácil”, diferentemente de “Rock band 2” e “The Beatles: rock band”, por exemplo.


Gamers que jogam títulos musicais há mais tempo, contudo, tem em mãos desafio na medida certa. Isso dá mais longevidade ao jogo uma vez que é praticamente impossível conseguir tocar uma música sem errar nenhuma nota na maior dificuldade de “Guitar hero 5”.


As músicas que podem ser compradas por download fazem o investimento no game valer a pena. Nas lojas virtuais dos consoles, elas custam U$S 1,99 e é possível importar canções de “Guitar hero: world tour”, embora seja necessário pagar uma taxa de US$ 10.


Quem possui um PlayStation 3 ou um Xbox 360 e não tem uma TV de alta definição poderá ter um problema ao jogar o game. O jogo apresenta as imagens no formato 16:9, o que, em televisores convencionais, deixa duas faixas pretas na tela, reduzindo a área de visão. Com a imagem menor, é difícil ver quais notas devem ser tocadas, principalmente jogando com mais de um amigo.


Johnny Cash é um dos artistas que aparecem no título. (Foto: Divulgação)

É difícil dizer qual jogo musical é melhor. As duas franquias existentes no mercado apresentam uma lista de músicas competentes, fazendo com que a escolha entre um game e outro se dê apenas pelo gosto do jogador. Por isso, “Guitar hero 5” continua como um bom jogo do gênero que, por enquanto, é o mais famoso dos videogames.

*A análise do G1 utiliza uma escala de 0 a 10 e considera a experiência geral do jogo, com base em fatores como inovação, diversão e valor para o jogador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião conta!